Policiais mais honestos estão no Rio Grande do Sul, aponta anuário da Segurança Pública

Dados constam na 8ª edição do Anuário da Segurança Pública, lançado no dia 11 de novembro.

O custo da violência, a confiança do brasileiro e dados sobre segurança do País foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (11), durante o lançamento do Anuário da Segurança Pública. Entre os dados do Rio Grande do Sul, o Estado se destacou em um ponto: os policiais gaúchos foram avaliados como os mais honestos: 62% dos entrevistados acreditam nisso. No Brasil, apenas 33% dos entrevistados afirmam confiar no trabalho da polícia.

O relatório aponta também que 80% da população gaúcha afirma que é fácil desobedecer a lei no Brasil e 76% dos gaúchos concordam que sempre que possível as pessoas escolhem dar um “jeitinho” ao invés de seguir a lei. Mais da metade dos moradores do Rio Grande do Sul, 54% responderam também que existem poucas razões para uma pessoa seguir a lei no Brasil.

O anuário também apresenta pela primeira vez um ranking de despesas per capita com segurança pública. O país perde 5,4% do PIB anual com criminalidade. O Rio Grande do Sul ocupa a décima segunda posição. O Estado gasta com segurança R$ 228 per capita, menos do que a média nacional de R$ 286.

Esses dados servem para repensar a forma como o Brasil investe em segurança, destaca o professor Rodrigo de Azevedo, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública:

“Tem de ter investimento maior, mas tem de ser racionalizado para que possa trazer resultados”, acredita o coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal do Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUC.

O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, parabeniza os policias gaúchos, com a certeza de que esse reconhecimento vem do esforço e dedicação e a busca constante por qualificação e aprimoramento.

Com informações da Rádio Gaúcha

Confira a íntegra do Anuário da Segurança Pública

http://www.forumseguranca.org.br/storage/download//8o_anuario_brasileiro_de_seguranca_publica.pdf