Porto Alegre vai receber financiamento de R$ 54,69 milhões para a segurança pública

Contrato entre o BNDES e a prefeitura foi assinado em setembro.

A prefeitura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram contrato que irá garantir financiamento de R$ 54,69 milhões que serão usados na segurança pública de Porto Alegre. O prazo de execução é de três anos.

Em setembro do ano passado, a prefeitura foi autorizada pela Câmara Municipal a contratar operações de crédito junto ao banco para investimento no programa Porto Alegre Segura. Na ocasião, foi definido que os recursos seriam usados em projetos de modernização e infraestrutura do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), fortalecimento da Defesa Civil e da Guarda Municipal, investimentos em equipamentos e sistemas de inteligência, instrumentalização do campo de tecnologia da informação e gestão, e modernização administrativa da área de segurança pública municipal. 

Em dezembro, a prefeitura já havia assinado contrato com o BNDES para realização de estudo sobre uma possível parceria público-privada (PPP) do saneamento básico na Capital. O modelo de contratação é semelhante ao que foi realizado na PPP que definiu um consórcio para assumir a iluminação pública em Porto Alegre.