Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), é anunciado como novo Secretário de Segurança
O governador José Sartori/PMDB anunciou na tarde desta sexta-feira (02), o novo Secretário Estadual de Segurança Pública. O nome escolhido é o do atual prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer do PMDB. Schirmer substitui o ex-secretário Wantuir Jacini, que pediu exoneração após um latrocínio ocorrido na semana passada e o escancaramento da crise de violência por que passa o nosso estado. No dia seguinte à exoneração de Jacini, o governo instalou um gabinete de gestão da crise, coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli.
Cezar Schirmer assume em um momento de profunda crise na Segurança Pública do nosso estado. Os índices de violência estão alcançando patamares inéditos na história do RS. Essa crise não é responsabilidade do antigo Secretário de Segurança, Wantuir Jacini, que sempre se mostrou aberto e acessível, porém com pouquíssima margem de atuação, devido aos cortes absurdos nos investimentos do governo. Por consequência, a crise não acabará com a simples nomeação do novo secretário, para isso será necessária uma mudança radical nas políticas do governo Sartori/PMDB. A saída da crise não depende da competência, nem da boa vontade do novo Secretário de Segurança Pública. Ela depende de uma mudança de postura do governo Sartori/PMDB, com a retomada dos investimentos em segurança pública e, principalmente, com uma abertura de diálogo com a sociedade civil, incluindo as entidades da segurança pública, que resulte na elaboração de uma política estratégica de segurança pública.
O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, se pronunciou dizendo: “desejamos que o novo secretário Cezar Schirmer tenha muito sucesso na sua nova função. A UGEIRM se coloca à disposição do novo Secretário para uma discussão profunda sobre a segurança pública. Queremos colaborar na saída dessa crise que tem levado tantas vidas no nosso estado. Porém, alertamos ao secretário Cezar Schirmer que a luta será árdua, principalmente pela intransigência e arrogância que o governador Sartori/PMDB tem demonstrado até agora. Ele pode ter certeza que seremos parceiros em qualquer medida que vise diminuir a violência e garantir a segurança dos gaúchos. Porém, também avisamos que seremos uma forte oposição a qualquer medida que ataque direitos dos policiais, como o parcelamento de salários”.