Prefeitura cancela acampamento presencial e fará Semana Farroupilha virtual em 2020

Da Redação

A Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre informou nesta terça-feira (4) que, em razão das restrições impostas pelo enfrentamento ao novo coronavírus, o Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia não será realizado em 2020. Em seu lugar, a Prefeitura irá promover uma Semana Farroupilha virtual.PUBLICIDADE

O projeto para as comemorações foi apresentado em videoconferência realizada na segunda-feira (3) entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. Entre 13 e 20 de setembro, será realizado o Galpão Virtual Universo Gaúcho que terá programação de shows de música tradicionalista e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.

“Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente online, que é o que nós estamos propondo”, disse o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira.

Na reunião, Marchezan sugeriu a realização de uma avaliação das estruturas da Casa do Gaúcho por uma equipe técnica da prefeitura com o objetivo de checar se o espaço tem condições de abrigar os eventos do Galpão Virtual. Também propôs a inclusão de pequenos fornecedores que abastecem a economia tradicionalista (como costureiras, produtores de alpargatas, etc) para manter o envolvimento de toda a sociedade neste momento de adaptação da cultura gaúcha às restrições da pandemia.

A SMC informa ainda que a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas definiu por unanimidade Sandra Abech como patrona do evento em 2020. Natural de Porto Alegre, Sandra é professora aposentada e atualmente atua como coordenadora pedagógica. Atual patroa do CTG Galpão da Amizade, já participou do Piquete Pealo do Rincão e foi Capataz do Piquete Bonanza. Foi a primeira mulher a participar da Chama Internacional do Uruguai até Porto Alegre. Sandra Regina é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

Sandra Regina será a patrona da edição deste ano | Foto: Maria Ana Krack / PMPA