UGEIRM encaminha ofício a entidades e Instituições pedindo providências sobre presos em delegacias

Diante da situação insustentável, com a manutenção de dezenas de presos nas celas das delegacias da Capital e da Região Metropolitana, a direção da UGEIRM decidiu comunicar e pedir auxílio a várias entidades e instituições gaúchas. Em ofício encaminhado à OAB, ao Ministério Público, à Presidência do Tribunal de Justiça, à Defensoria Pública e à Presidência e Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, o Sindicato relatou a situação de grave risco a que vem sendo expostos os (as) Policiais Civis.

No Ofício, a UGEIRM também expõe o histórico de descumprimento de decisões judiciais do governo do estado, desde que o Tribunal de Justiça gaúcho deferiu o pedido de Liminar do sindicato, solicitando a retirada de todos os presos da Delegacias de Polícia do estado.

Nesta quarta-feira (27), eram 78 presos em carceragens de Delegacias da Capital e da Região Metropolitana. Alguns, há mais de uma semana detidos nas delegacias. Essa situação representa um risco imensa à saúde dos (as) Policiais Civis. As delegacias não possuem a mínima condição de garantir o isolamento necessários a esses presos, colocando todos os (as) policiais em risco de contágio pelo Coronavírus. Em caso de contágio, esses policiais precisarão ser afastados imediatamente, o que acarretará uma diminuição ainda maior do contingente da Polícia Civil, atingindo diretamente a população em um momento crítico como esse que estamos vivendo, de Pandemia e insegurança.

UGEIRM também cobrou retirada de presos em reunião com Vice-governador

Na última quinta-feira (21), a direção do sindicato se reuniu com o Vice-governador e Secretário de Segurança, Delegado Ranolfo Vieira. Entre os assuntos tratados na reunião, a direção da UGEIRM pediu providências para que essa situação fosse resolvida imediatamente. O Delegado Ranolfo informou que o Centro de Triagem de Sapucaia do Sul deve absorver esses presos, atualmente nas Delegacias. O Vice-governador também se comprometeu em fazer gestões, junto à SUSEPE, para que a liberação dos presos seja feita com mais agilidade. Porém, nesta semana o problema ainda persiste.

Cada dia de permanência de presos nas delegacias de polícia, é um risco maior para os Policiais Civis. Com o recrudescimento da epidemia, o aumento diário do número de casos no nosso estado e a chegada do inverno, a situação se torna desesperadora. Como o próprio Tribunal de Justiça frisa em sua decisão, a permanência dos presos nas delegacias pode ser caracterizada como “um crime contra a humanidade”.

Clique aqui e veja o Ofício encaminhado pela UGEIRM