UGEIRM recebe, em sua sede, a visita do pré-candidato a Governador Luis Carlos Heinze (PP)

A UGEIRM recebeu, na manhã desta quinta-feira (09), a visita do pré-candidato a Governador, Senador Luis Carlos Heinze (PP). O Senador estava acompanhada da pré-candidata do seu partido ao Senado, a Vereadora Comandante Nádia. A visita faz parte da série de reuniões que o Sindicato tem promovido, com a finalidade de apresentar a pauta de reivindicações da categoria aos candidatos à Presidência, ao Governo do estado e ao Senado nas próximas eleições. Abrindo a reunião, o Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, fez uma breve apresentação da UGEIRM e dos pontos principais da pauta da categoria. Entre esses pontos, destacou a questão da Previdência dos policiais civis e, particularmente, a alteração nas pensões da categoria, ocorridas com as reformas da previdência, em nível estadual e federal.

O Senador Luis Carlos Heinze, agradeceu o convite da UGEIRM e apresentou suas propostas para as eleições de outubro, destacando que, uma das suas prioridades será a solucionar definitivamente a questão da dívida do Rio Grande do Sul. O pré-candidato criticou a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), apresentando números que demonstram que a adesão tornará praticamente inviável a gestão financeira do estado nos próximos anos. Na visão do Senador, a adesão ao RRF significa, na prática, a retirada da gestão financeira do estado da mão dos próximos governantes. Heinze pretende, caso eleito, articular uma negociação em conjunto, do RS com os outros governadores de estados que possuem dívidas significativas com o governo federal, como o Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Dessa forma, seria possível alcançar termos mais vantajosos para o nosso estado.

O pré-candidato também fez uma análise dos atuais problemas do IPE, se comprometendo a apresentar propostas para uma melhor gestão do Instituto que, na sua visão, se encontra em uma situação extremamente preocupante, funcionando, atualmente, com sérios problemas de sustentação financeira. Heinze, também, fez questão de apresentar a pré-candidatura ao Senado da Vereadora Comandante Nádia, colocando-a como uma representante da Segurança Pública no Senado Federal.

A direção da UGEIRM, levantou a necessidade da manutenção do BANRISUL e da CORSAN, como empresas públicas, pela importância dessas instituições para a economia do nosso estado e, particularmente, para os servidores públicos estaduais. O pré-candidato informou que está se debruçando sobre essa questão e se comprometeu a estabelecer o diálogo com os vários atores da sociedade gaúcha, antes de qualquer decisão a respeito.

Os representantes da FEIPOL-SUL, Fabio Castro, e da COBRAPOL, Cladio Wohlfahrt, apresentaram a pauta nacional da categoria, em particular a aprovação da Lei Orgânica das Polícias Civis e a implantação da Carreira Única na Polícia Civil. Luis Carlos Heinze, ouviu os questionamentos e se comprometeu a se inteirar das questões de forma mais aprofundada. O Senador também se comprometeu a intermediar uma audiência da COBRAPOL com o Presidente Jair Bolsonaro, para tratar das questões da categoria em nível nacional.

A UGEIRM está aberta às visitas de qualquer candidato (a), que deseje apresentar seu programa e, particularmente, suas propostas para segurança pública. No entendimento da direção da entidade, esse diálogo é muito importante, tanto para divulgar as propostas das diversas candidaturas para a categoria, como para entregar a pauta da categoria a esses (as) candidatos (as). Por outro lado, o sindicato continuará fazendo contato com os candidatos a Presidente, Governador e Senador, para agendar encontros que possibilitem a entrega da pauta da categoria e o conhecimentos das suas propostas para a Segurança Pública.