UGEIRM reúne com Chefe de Polícia para discutir as medidas de combate ao Coronavírus
A direção da UGEIRM se reuniu, na tarde desta quarta-feira (22), com a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, para discutir a manutenção das medidas adotadas na Polícia Civil para proteger os (as) Policiais durante a Pandemia de COVID-19. Também participaram da reunião o presidente do Sinpol-RS, Mário Flanir Oliveira, e o Sub-chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta.
Os dirigentes do sindicato manifestaram sua preocupação com um possível relaxamento das medidas de distanciamento social, em um momento em que estudos, encomendados pelo próprio governo do estado do RS, apontam para um recrudescimento da epidemia, como já ocorre em outros estados que relaxaram o distanciamento social. O estudo, já divulgado pelo governo, da Universidade Federal de Pelotas, ressalta que o pico da Pandemia ainda não chegou no estado e é esperado para o próximo período um aumento significativo do número de casos no RS, com o consequente aumento do número de mortes.
Durante a reunião, os dirigentes ressaltaram que é fundamental a manutenção das medidas de distanciamento social na Polícia Civil, para a proteção da categoria. Essas medidas alcançaram excelentes resultados até agora. Suspender ou relaxar essa política, nesse momento, seria jogar por terra todo o esforço feito até agora. Além disso, a UGEIRM expressou sua opinião de que deve ser mantida na Chefia de Polícia a centralização da política de combate ao contágio pelo Coronavírus, dentro da Polícia Civil. Essa medida é fundamental para que não ocorra um descompasso entre os diversos órgãos e regiões do estado.
Quanto a essas questões, a Chefe de Polícia, Delegada Nadine, reafirmou que estão mantidas todas as medidas adotadas até agora. Ou seja, até o dia 30 de abril, que é o prazo determinado na Portaria 46, todas as medidas de distanciamento social, como o revezamento e a restrição no atendimento nas DPPAs, estão mantidas para todas as delegacias e departamentos do estado, sem exceção. A Chefe de Polícia também ressaltou que a política de combate à COVID-19 na Polícia Civil continuará centralizada na Chefia de Polícia.
Distribuição de EPIs e aplicação de testes nos (as) Policiais Civis
Outra reivindicação apresentada pela UGEIRM, é a distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuas), de acordo com as recomendações da ANVISA. Essa medida poderá reduzir de forma eficaz o contágio no interior da categoria, garantindo a manutenção do efetivo e possibilitando a manutenção do revezamento, sem prejudicar o atendimento às demandas da população. Além da distribuição de EPIs, a direção da UGEIRM solicitou a aplicação de testes para o Coronavírus em toda a categoria. O objetivo é minimizar a transmissão do vírus, possibilitando o isolamento imediato dos possíveis contaminados e a redução dos afastamentos, com o tratamento precoce dos que testarem positivo.
Quanto a essas reivindicações, a Chefe de Polícia garantiu a distribuição de EPIs para todos os policiais. Caso alguma delegacia ou departamento tenha falta de algum equipamento, basta fazer a requisição, pois o estoque de viseiras, luvas, álcool gel e máscaras é o suficiente para atendimento de toda a Polícia Civil no estado.
Em relação aos testes, a Chefia concordou que seria importante a testagem de todos (as) os (as) policiais. No entanto, não existem kits em número suficiente para que esses testes sejam realizados. A Delegada Nadine afirmou que o governo do estado está para receber novos kits e, assim que eles estiverem disponíveis, serão realizados testes na categoria, priorizando aqueles que apresentarem algum sintoma de COVID-19.
Veja aqui o Ofício encaminhado pela UGEIRM
Foto: Carlos Matusbara – Sinpol/RS