Os policiais não podem ser responsabilizados pela incompetência do governo

É difícil saber o que passa na cabeça de Cezar Schirmer
É difícil saber o que passa na cabeça de Cezar Schirmer

Na quarta-feira (1), os policiais civis foram surpreendidos com uma nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública, enviada à imprensa. Na nota, a secretaria informava que havia determinado à Polícia Civil e à Brigada Militar que fosse aberta uma sindicância, afim de apurar as responsabilidades sobre os presos que foram algemados na rua, em frente à DPPA de Canoas.

Os policiais lotados na DPPA de Canoas vêm sofrendo, durante todo o mês de janeiro, com sérios problemas de superlotação da carceragem da delegacia. Celas onde cabem, em péssimas condições, dez presos, contam com 19 presos. Alguns já estão há mais de 15 dias em celas sem nenhuma condição de funcionamento para essa finalidade. Na semana anterior, os agentes relataram a descoberta de um plano de fuga, onde os presos planejavam tomar um policial de refém quando esse fosse servir a alimentação. Essa é a realidade cotidiana dos policiais que trabalham nas DPPAs do estado.

No entanto, o suposto secretário de segurança do estado parece viver em uma realidade paralela. Para ele, é inadmissível dois presos serem algemados do lado de fora da delegacia. No entanto, para ele é totalmente admissível vinte presos ficarem durante 15 dias em uma cela onde mal cabem dez, sem banheiro, ventilação e alimentação. Para o Sr. Cezar Shirmer, também é perfeitamente admissível policiais sob sério risco de uma rebelião ou, até mesmo, uma tentativa de resgate de presos por alguma facção criminosa. Afinal, tudo isso acontece dentro das delegacias e não nas ruas, sob os olhos de todo mundo. Essa é a preocupação do governo Sartori/PMDB: a imagem que passa para a opinião pública.

Um jornalista do grupo RBS, Tulio Millman, demonstrou muito bem essa preocupação do governo. Em reportagem em um telejornal da emissora, soltou a seguinte pérola: “Os policiais e a Secretaria tem que dar a impressão à sociedade de que está tudo bem…”. Infelizmente, não está tudo bem. Os agentes policiais estão submetido a grandes riscos, estão em desvio de função, com salários parcelados, promoções atrasadas, com falta de pessoal e nessa situação não é possível “dar a impressão que está tudo bem”.

Para o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “essa atitude do secretário de segurança mostra todo seu viés autoritário. A responsabilidade pelos presos estarem algemados do lado de fora da delegacia é do governo do estado. Os agentes e o delegado agiram com responsabilidade, pensando na segurança dos policiais, dos presos que já estavam nas celas e da população que frequenta a delegacia. Já existia uma ameaça dos presos, afirmando que o próximo que entrasse na cela seria morto. Dois outros presos aguardavam em uma sala na delegacia. Um plano de fuga já havia sido descoberto, o que o secretário queria que fosse feito? Quem age na ilegalidade é o governo do estado. Existe uma decisão judicial que determina que as celas das delegacias sejam esvaziadas e o governo nada faz. Não aceitaremos que os policiais paguem pela incompetência do governo do estado. Já vai completar dois anos que a UGEIRM denuncia essa situação e o governo não toma nenhuma providência. Um sindicância séria apontaria os verdadeiros responsáveis pelos presos algemados na frente da delegacia: Sartori/PMDB e Cezar Schirmer”.