‘A reforma que o Brasil precisa’: entidades debatem Previdência e tributação no dia 1º em Porto Alegre

Da Redação

ADUFRGS, ANFIP e Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social promovem no dia 1º de novembro um seminário para debater a necessidade de o Brasil realizar uma reforma tributária e sobre o tipo de reforma que o País precisa. O evento, intitulado de “A reforma que o Brasil precisa”, ocorre na sede da ADUFRGS (R. Barão do Amazonas, 1581) e terá duas mesas de debates, a primeira sobre a reforma tributária solidária, às 14h, e a segunda sobre os impactos da Reforma da Previdência para os servidores públicos, às 15h30.

As entidades organizadoras do evento destacam que as mesas irão discutir o fato de o Brasil ser o nono país mais desigual do mundo, onde os 5% mais ricos recebem a mesma renda mensal que os 95% restantes e apenas seis bilionários concentram o mesmo patrimônio que a metade mais pobre da população — segundo dados da Oxfam.

“No Brasil, quem ganha muito paga pouco imposto e quem ganha pouco paga muito imposto”, diz Eduardo Rolim, diretor da ADUFRGS. “Nos pareceu fundamental neste momento histórico, em que Reforma da Previdência está em vias de ser aprovada como solução para os problemas econômicos do país, um debate mais profundo sobre a reforma que o Brasil precisa, a Reforma Tributária”, defendeu Rolim.

Neste sentido, a ANFIP vai apresentar uma proposta de Reforma Tributária Solidária construída com diversos setores da academia, pela qual propõe a redução dos impostos sobre o consumo, que afetam o trabalhador e a classe média, e o aumento dos impostos sobre as grandes riquezas.