Após longa espera, Promoções da Polícia Civil são publicadas no Diário Oficial

Clique aqui e acesse a edição do DOE com as Promoções da Polícia Civil

A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado trouxe, finalmente, a notícia tão esperada pela categoria. A publicação das Promoções da Polícia Civil, depois de quase dois anos de espera.

Desde dezembro do ano passado, o governo vem prometendo a publicação das Promoções da Segurança Pública. No dia 21 de abril, Dia do Policial Civil, Eduardo Leite, ao lado do vice-governador, chegou a gravar um vídeo, anunciando as Promoções para “os próximos dias”. No dia 30 de abril, o governador anunciou para a direção da UGEIRM, mais uma vez, que as promoções seriam publicadas na semana seguinte. Agora, depois de todos esses anúncios frustrados, os (as) Policiais Civis gaúchos (as), finalmente, têm o seu trabalho incansável no combate à Pandemia e à violência reconhecido pelo Governo do Estado. É importante ressaltar que essa publicação é, nada mais, do que o reconhecimento de um direito da categoria, conquistado com uma incansável mobilização da categoria, capitaneada pela UGEIRM.

A direção do sindicato se movimentou, mesmo durante a pandemia, pressionando o governo e negociando com várias instâncias da administração. Um exemplo, é a Vigília que o sindicato vem fazendo na Praça da Matriz, desde a segunda-feira (10), cobrando do governo a tão esperada publicação das Promoções, que culminou com o Ato Público convocado para esta quinta-feira (13).

Precisamos debater um novo regulamento das Promoções

Apesar da conquista que representa a publicação das Promoções, ela foi realizada com várias distorções na elaboração das listas. Por isso, é fundamental que o governo abra um debate aprofundado com a categoria, que resulte na elaboração de um novo regulamenta para as Promoções, com a definição de critérios mais justos e claros, além de resgatar o calendário fixo, que foi extinto pelo governo, com datas definidas nos meses de abril e novembro.

Por outro lado, os (as) Policiais Civis que completaram seu período de interstício em dezembro de 2020, não foram incluídos nas listas para promoção e, portanto, não serão promovidos. Isso evidencia, de forma inequívoca, a necessidade de um novo regulamento de promoções que defina critérios objetivos e claros a serem observados pelos gestores. A UGEIRM em diversas ocasiões, inclusive através de ofício, manifestou sua contrariedade a esta postura da administração, uma grande injustiça aos que foram alijados de concorrer a uma promoção tão sofrida e almejada