Articulação com poderes públicos possibilita criação de DPPA e fim do sobreaviso no Vale do Caí

Nos dias 17 e 18 de julho, a direção da Ugeirm esteve na Região do Vale do Caí, que abrange as cidades de Montenegro, Barão, Bom Princípio, Brochier, Feliz, Pareci Novo, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí e Vale Real.

Além de Montenegro, foram visitadas as DPs de Bom Princípio, Feliz e São Sebastião do Cai.  Atendendo uma população de quase 200 mil pessoas, foram constatados sérios problemas de falta de efetivo e com a escala de sobreaviso em toda a região.

A questão da escala de sobreaviso sempre foi uma das demandas mais pertinentes dos policiais da região. O Sindicato por muito tempo pleiteou uma solução para o problema.

Harmonia entre poderes garante solução

No dia 18 de julho, os diretores da Ugeirm se reuniram com o delegado regional Edilson Paim. Segundo ele, ao assumir a direção da regional no ano passado recebeu inúmeras solicitações de fim da escala de sobreaviso. “Esse problema se arrasta há anos”, salientou.

O delegado Paim informou que encontrou a solução para a escala do sobreaviso, o qual considera desumano. “Juntamente com delegados da região, negociamos com a Chefia de Polícia, Prefeitura de Montenegro, Brigada Militar e Câmara de vereadores a criação de uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que vai atender toda a região, permitindo o fim da escala de sobreaviso.”

A Administração Municipal arcará com o valor mensal de R$ 6 mil que corresponde ao aluguel, e o contrato tem vigência de cinco anos. A verba será repassada ao Consepro (Conselho Pró Segurança), que fará o pagamento ao locador. O prédio localizado na avenida Júlio Renner, nº 3605, no bairro Santa Rita, tem 1.200 metros quadrados e receberá 30 salas separadas, com locais específicos para a Brigada Militar, OAB, Conselho Tutelar e Delegacia de Mulher.

No dia 14 de julho, o delegado regional Edilson Paim e o prefeito Paulo Azeredo assinaram o contrato de locação do prédio que abrigará a DPPA nos próximos meses. A delegacia tem como função o registro de todas as ocorrências e a sua distribuição entre os órgãos vinculados. Toda a pessoa que for vítima de algum crime ou precisar efetuar um registro para garantir algum direito pode procurar a DPPA, que vai funcionar 24 horas nos sete dias da semana, em regime de plantão. A equipe será composta por quatro delegados e 16 agentes (escrivães e inspetores).

Para garantir o  projeto, a Câmara Municipal liberou de sua sobra orçamentário a verba de R$ 250 mil, usada para terminar toda a estrutura necessária, que contará com ar central, divisórias, forro e auditório com 80 lugares. Muito deste material foi doado pelo Ministério Público. A previsão de término das obras é de dois a três meses. A Delegacia atenderá todo o Vale do Caí (exceto Capela de Santana) e também a área do Polo Petroquímico.

“É uma motivação para todos poder trabalhar com uma estrutura dessa qualidade”, afirma o Delegado Paim. “Isso é um avanço para o nosso Estado, Montenegro está 20 anos à frente em segurança pública. Foi um trabalho de muitas mãos, onde todos pegaram juntos”, enfatiza o prefeito Paulo Azeredo, saudando a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para a concretização da implantação da DPPA.

Agilidade e qualidade

Paim ressaltou também que com o serviço de atendimento no plantão, haverá mais agilidade no trabalho da Polícia. “Em caso de crime, uma equipe se deslocará imediatamente ao local e dará início ao trabalho de investigação, detenção de suspeito e tomada de depoimentos. Isto resultará em mais rapidez nos resultados”.

Com a implantação do plantão, deve cessar o sistema de sobreaviso que perdura atualmente para os delegados das cidades da região. “O delegado de plantão vai decidir de que forma vai atender cada caso”, explica.

A Ugeirm parabenizou a iniciativa dos agentes e delegados da região em articular junto aos poderes públicos uma solução para humanizar o trabalho da polícia e oferecer um serviço de maior qualidade à população.

Por Assessoria de Imprensa, com informações da Imprensa de Montenegro.