Chefe da Polícia Civil é substituído por Sartori

DSC04496Nesta quarta-feira (10) o Chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Wondracek, foi comunicado pelo Secretário de Segurança do estado, Wantuir Jacini, de que deixará o cargo que ocupa desde março de 2014, ainda na gestão Tarso Genro. A demissão ocorre no dia seguinte em que a secretaria de Segurança divulgou, quase de forma clandestina, uma alta substancial dos índices de violência em 2015. O novo chefe de polícia será o delegado Emerson Wendt, atual diretor do DENARC.

Para o presidente da UGEIRM/Sindicato, Isaac Ortiz, “a troca do chefe de polícia não resolve o problema da violência no Rio Grande do Sul, esperamos que não seja uma cortina de fumaça para esconder a falta de política desse governo e que, junto com a troca, tenhamos também uma mudança de política. A tática de desviar a atenção dos verdadeiros problemas do estado tem pernas curtas. O governo tem todo o direito de escolher os seus colaboradores, mas o problema da segurança pública não é o chefe de polícia, é a política de segurança do governo Sartori/PMDB, que corta investimento, não valoriza os policiais e deixa a população abandonada e entregue aos criminosos. A UGEIRM/Sindicato deseja toda sorte e sucesso ao novo Chefe de Polícia, que é um profissional dedicado e capacitado para o cargo. Porém, é importante que assuma sabendo que nada vai mudar na segurança pública sem investimento e sem valorização dos policiais, com a retomada das promoções e a convocação dos policiais aprovados no último concurso”.