Dados da Secretaria da Segurança mostram explosão da violência

Em plena terça-feira de carnaval, a Secretaria de Segurança Pública divulgou as estatísticas da criminalidade no nosso estado, relativas ao ano de 2015. Os números mostram o que a população já sente na pele diariamente. A violência tomou conta do cotidiano dos gaúchos desde o início do governo Sartori/PMDB. Alguns índices são gritantes, o roubo de veículos registrou uma alta de 31,8% em relação ao ano anterior. Em números absolutos o índice de 2015 representa um recorde histórico desde 2002, ano em que começaram a ser divulgados os números. Neste ano o total chegou a 38.551, quase sete mil a mais do que o ano anterior, que registrou 32.722 roubos de carro.

Outros índices também experimentaram um aumento expressivo. Os assaltos cresceram 28,3% em relação ao ano de 2014 e os homicídios de trânsito tiveram um alta de 20%. Esses números comprovam o que já vinha sendo falado pelas entidades da segurança pública e pela UGEIRM em particular: a política de cortes de investimentos em segurança pública do governo Sartori/PMDB é uma política assassina. Não são apenas números que estão em discussão. Se tratam de vidas que são alteradas repentinamente. Quem já foi vítima de um assalto sabe o que isso significa. Durante muito tempo o medo de um novo assalto nos faz evitar sair de casa. Passa-se a andar sobressaltado, assustado, a vida da vítima muda. Mas essa não é a preocupação do governo Sartori/PMDB. Sua preocupação são os números das planilhas de receitas e despesas. Para esses burocratas, a vida do cidadão é apenas um número, que pode ser trabalhado da forma que melhor convir.

Governo tentou esconder aumento da violência

Além de não tomar nenhuma atitude para reverter o quadro tenebroso de 2015, o governo Sartori/PMDB, em uma atitude vergonhosa, tentou de todas as formas esconder o aumento da violência no nosso Estado. Primeiro divulgou parcialmente os dados relativos a janeiro de 2016, mostrando apenas os poucos dados positivos, sem revelar números das modalidades que tiveram aumento. Agora, escolheram uma terça-feira de carnaval, sem chamar a imprensa, para divulgar, apenas no site da Secretaria de Segurança Pública, os números relativos ao ano de 2015. Para o presidente da UGEIRM/Sindicato, Isaac Ortiz, “essa é uma tentativa infantil do governo Sartori/PMDB de tentar esconder o que a população sente nas ruas, é mais uma mostra do despreparo desse governo para conduzir a segurança da população gaúcha. Quando forem divulgados os números finais da violência durante o carnaval, com certeza veremos que esse foi um dos feriados mais violentos da história. Boa parte da população preferiu ficar em casa, amedrontada pela violência das ruas. Não será escondendo números que combateremos a criminalidade. O estado precisa de investimentos, os policiais necessitam de melhores condições de trabalho, as promoções tem que ser retomadas imediatamente. O déficit de pessoal nas polícias precisa ser combatido imediatamente. A nossa economia precisa ser estimulada para combater a crise econômica que passa o nosso estado. O governo Sartori/PMDB aumentou impostos e a arrecadação caiu. Isso é fruto de uma política cega. O aumento da arrecadação acontecerá com a retomada da atividade econômica. Só assim conseguiremos reverter esse ciclo vicioso que tomou o nosso estado desde o início do governo Sartori/PMDB”.

grafico_violencia_2015B