DECA lança campanha para diminuir número de desaparecido no RS

HD_20170524134647deca

Uma criança ou adolescente desaparece a cada uma hora e meia no nosso estado. Esse número levou o DECA (Departamento Estadual da Criança e Adolescente), a lançar uma campanha para reduzir essa estatística assustadora. A principal arma utilizada pelo DECA é a informação. A ideia é divulgar de forma massiva, para a população, dicas para a prevenção de desaparecimentos, e também fotos de crianças e adolescentes que já se encontrem sumidos. As imagens serão trocadas a cada 15 dias.

O DECA já vem intensificando esse trabalho de conscientização e divulgação de desaparecimentos. O trabalho dos Agentes do Departamento já aumentou a taxa de localização de desaparecidos. Em 2016, foram registradas 1.357 ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes em Porto Alegre, e 1.004 (74%) foram localizados. Neste ano, já foram 367 casos registrados e 343 localizações (93%).

Outra ação do DECA para melhorar, ainda mais, o índice de localização de desaparecidos, é a realização de operações específicas para esse fim. Na última quinta-feira (25), m operação que marcou o Dia Internacional da Criança Desaparecida, a Polícia Civil encontrou 41 crianças e adolescentes desaparecidos em Porto Alegre. Pelo menos 20 agentes, em cinco equipes, efetuaram as buscas pela cidade.

O DECA alerta que, além da divulgação dos desaparecidos, é fundamental que os familiares avisem imediatamente, à delegacia mais próxima ou no próprio DECA, a ocorrência do desaparecimento. Também é muito importante que, quando a criança ou adolescente for encontrada, a Polícia Civil seja comunicada imediatamente.