Delegacia do Idoso promove atividade do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Aconteceu, nesta quarta-feira (15) no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, a atividade que marcou a passagem do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento, que contou com a participação da Delegacia do Idoso (DPPI) em sua organização, reuniu atividades de várias instituições de proteção ao idoso, serviços de saúde e serviços jurídicos, além de apresentações artístico-culturais. Durante todo o dia, foi possível, por exemplo, fazer a aferição de pressão e se vacinar contra a gripe. Também ocorreram orientações sobre como reagir em casos de roubo, furto e agressão física ou psicológica e informações sobre uma das principais denúncias prestadas por idosos: golpes financeiros. A UGEIRM apoiou o evento, cedendo sua já tradicional barraca, onde aconteceram atividades promovidas pela DPPI.

Atualmente há 11.398 processos em andamento no Estado envolvendo idosos. A maioria deles se concentra em Porto Alegre, com 441 ações, seguida por Gravataí, com 363, e Rio Grande, onde tramitam 332 processos. Roubos, furtos, cárcere privado, lesões leves e golpes estão na lista dos delitos que mais levaram à abertura dessas ações.

Tuilara assinou sua sindicalização durante o evento

Além da Delegacia do Idoso, a atividade contou, em sua organização, com a participação de várias entidades, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre (SMDS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Procon, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, Defensoria Pública Do Estado (DPE), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJRS), Defensoria Pública Federal (DPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem Dos Advogados Do Brasil (OAB-RS), Conselho Municipal Do Idoso (COMUI), Sesc, Senac, Cruz Vermelha Brasileira e Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A UGEIRM parabeniza todos os envolvidos no belo evento, que marcou o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, particularmente, os colegas da Delegacia do Idoso (DPPI), que sempre estão presentes nas atividades do sindicato. Inclusive, durante a atividade, a colega Tuilara assinou a sua ficha de sindicalização à UGEIRM, fortalecendo ainda mais a luta dos (as) Policiais Civis do nosso estado.