Carceragens das delegacias continuam recebendo, ilegalmente, presos provisórios

3dppa_interna

Na manhã desta terça-feira (28), os diretores da UGEIRM Cládio Wohlfahrt e Carlos Passos estiveram na carceragem da 3ª DPPA, em Porto Alegre, para verificar denúncias de que a mesma estaria recebendo o custodiamento de presos provisórios. Ao chegar na delegacia, verificaram que as denúncias eram verdadeiras. Ao meio-dia de hoje havia oito presos, sendo que seis já estavam a mais de 24 horas na cela. Isso está ocorrendo em decorrência do Presídio Central não estar aceitando a entrada de novos presos. Agora a tarde já recebemos a informação que o número de presos nas dependências da 3ª DPPA aumentou para 11. Entre os presos que foram encontrados na carceragem, um estava com o maxilar quebrado, outro era diabético e ainda encontramos um soropositivo em tratamento. Também recebemos a denúncia de que a 2ª DPPA da Capital está com 6 presos em sua carceragem.

Como já noticiado, a UGEIRM ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Estado, que vem impondo, aos policiais civis, o custodiamento de presos provisórios nas delegacias da Região Metropolitana e, também, tem designado ao GOE para acompanhar presos junto ao HPS na Capital, o que não é atribuição da Categoria e sim da SUSEPE. Já encaminhamos as fotos que fizemos na 3ª DPPA para que a nossa Assessoria Jurídica junte ao processo.

A UGEIRM continuará agindo para que essa atitude irresponsável do governo do Estado seja revertida. Além dos policiais estarem exercendo atividades que não são da sua alçada, com a falta de efetivo nas delegacias, devido ao desmonte promovido pelo governo Sartori, a custódia de presos se torna um risco à integridade dos policiais. Já que o governo não demonstra uma mínima preocupação com os policiais, esperamos que a justiça tome uma atitude antes que uma tragédia aconteça.