Direção da UGEIRM se reúne com Secretário de Segurança

20160405_140956

Nesta terça-feira (5), a direção da UGEIRM se reuniu com o Secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini. A reunião foi um pedido da UGEIRM e contou com a participação dos diretores Isaac Ortiz, Neiva Carla, Pablo Mesquita, Carlão e Edgard da Costa.

A UGEIRM levou ao secretário as várias questões que têm preocupado a categoria.

Parcelamento dos Salários: O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, abriu a reunião relatando o momento difícil porque passam os policiais civis gaúchos. Ortiz transmitiu o relato de colegas, que têm tido dificuldades de honrar seus compromissos financeiros, devido ao parcelamento de salários. O presidente da UGEIRM relatou ao secretário a preocupação de que essa situação se torne ainda mais dramática, com a possibilidade do acúmulo de dois meses de salários atrasados. A diretora Neiva Carla também demonstrou a insatisfação dos policiais com a falta de respeito do governo, que não se preocupa nem em traçar um calendário de pagamento, deixando os policiais totalmente inseguros, sem saber se vão receber e quando vão receber. O Secretário colocou que também está preocupado com a situação, mas que não poderia dar nenhuma solução imediata, pois estará reunido com todos os secretários de governo na próxima sexta-feira (8), quando, certamente, será tratada essa questão.

Promoções: os diretores da UGEIRM colocaram para o Secretário que os policiais não podem mais esperar pela efetivação das promoções e que esperam uma posição concreta do governo. Wantuir Jacini comunicou que essa também é uma preocupação da Secretaria de Segurança e relatou que o governo, em um primeiro momento, colocou que a prioridade seria o pagamento dos salários. Em um segundo momento foi colocada a questão da implantação da Tabela de Subsídios dos policiais, o que inviabilizaria a efetivação das promoções por falta de dinheiro. O Secretário se comprometeu a levar, novamente, essa questão para a reunião do governo na sexta-feira.

Presos nas delegacias: ao ser questionado sobre a atual situação explosiva das carceragens das delegacias, que tem ficado, constantemente, superlotadas, abrigando presos por vários dias, o secretário informou que está desde a semana passada buscando uma solução para essa situação. Informou também, que até o fim dessa semana espera encontrar uma solução para esse problema.

Convocação dos concursados: O secretário informou que espera em breve dar alguma notícia sobre a convocação de novos policiais. Porém, no momento, não poderia fornecer nenhuma informação mais concreta.

Tabela de Subsídios: Jacini garantiu que a implantação da Tabela de Subsídios da Segurança Pública não está em discussão. Informou que isso já é um ponto pacífico e que não existe possibilidade de não pagamento dos reajuste de maio.

A diretoria avalia que foi positiva a reunião de hoje, apesar de saber as limitações do Secretário em relação a política de cortes do governo Sartori/PMDB. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, deixou claro para o secretário que a UGEIRM continuará sendo dura com a política de desmonte da segurança pública do governo Sartori/PMDB. Para Ortiz “o governo tem que mudar já. A UGEIRM sempre estará aberta ao diálogo, mas não abrira mão de ser firme na sua defesa dos policiais e da segurança pública. O governo Sartori/PMDB tem se mostrado um verdadeiro desastre para o nosso Estado. Para defender nossos salários e a segurança da população gaúcha, a UGEIRM usará de todas as armas que tem à disposição, inclusive a greve, caso seja necessário.”