Todos na Praça da Matriz em defesa do IPE e da nossa saúde

Nesta terça-feira (13), a Assembleia Legislativa vai votar o Projeto de Lei  212/17, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde e sobre o Fundo de Assistência à Saúde dos servidores públicos estaduais. O projeto será o primeiro na pauta de votação. Se aprovado, isso irá representar o aumento de até 40% em consultas, exames, serviços e procedimentos, privatização e precarização dos atendimentos.

Também irá a votação o PL 211/17, o qual dispõe sobre a criação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – IPE Saúde e dá outras providências.

A direção da UGEIRM está convocando todos os policiais da capital e região metropolitana para estarem presentes na Praça da Matriz. O sindicato já montou sua barraca na praça. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz lembra que “é a nossa saúde e das nossas famílias que está em jogo. Se deixarmos, vamos ter que pagar 40% de coparticipação em todos os procedimentos. Alguns procedimentos se tornarão inviáveis, pois vai se tornar impossível pagar os 40% de tratamentos longos e caros. Vamos pressionar os deputados a votar contra mais esse absurdo do governo Sartori/MDB”.

Vejas as consequências se o PL 212 for aprovado:

– Coparticipação progressiva em até 40% nas consultas, exames complementares, serviços ou procedimentos;

– Privatização e precarização dos atendimentos;

– O ingresso no IPE será facultativo (contribuirá para o enfraquecimento do Sistema de Saúde, pois jovens ou pessoas saudáveis poderão optar pelo IPE Saúde, apenas futuramente ou quando sentir a necessidade por enfermidades;

– Terá prazos de carências de acordo com a Agência nacional de Saúde (ANS);

– Os futuros ou futuras pensionista passarão a contribuir 6,2%, hoje em dia os pensionistas contribuem 3,1%, ou seja um aumento de 100%na contribuição destes segurados.

– Adesão do novos entes públicos (prefeituras municipais e câmaras municipais, sem nenhuma melhoria na qualidade e ampliação dos serviços ofertados