Entramos no mês que deve ser o pior da Pandemia com as celas das Delegacias lotadas

É quase consenso entre os especialistas, que o mês de abril deve ser um dos piores de toda a Pandemia. O número de casos e de mortes deve ultrapassar o terrível mês de março. Mesmo assim, a realidade das Delegacias de Polícia da Capital e da Região metropolitana só piora. Na manhã desta segunda-feira (05), 90 presos ocupavam as celas das delegacias, com as cenas de presos algemados em viaturas se repetindo de forma absurda.

Da mesma forma que não podemos naturalizar as mortes pela Covid-19, essas cenas de presos algemados em viaturas e lotando as celas das delegacias, também não podem ser naturalizadas. A impressão que se tem, é que o governo do estado vem apostando que isso se torne a norma no nosso estado. No entanto, existe uma decisão judicial, que obriga o governo a tomar uma atitude e remover todos os presos das delegacias. Essa decisão vem sendo solenemente ignorada. Com a complacência do Judiciário e de todas as outras esferas de poder do nosso estado.

Enquanto isso, os Policiais continuam expostos ao risco do contágio pelo Novo Coronavírus e à própria violência, que pode ocorrer com essa situação. As delegacias podem se tornar foco de disseminação do vírus, com a absurda aglomeração de presos e a circulação de pessoas que precisam dos serviços da Polícia, colocando em risco toda a população.