Comercialização da pistola .40 da Taurus é proibida temporariamente

40taurusA comercialização e fabricação de pistolas modelo 24/7 .40 S&W, da Taurus, foi proibida pelo Exército brasileiro. A proibição será aplicada até que seja concluído um processo administrativo que investiga a empresa. Além da proibição, foi determinada a apreensão das armas que estejam no estoque ou na linha de produção da empresa. As denúncias de problemas ocorridos com essa arma são antigas. A UGEIRM, em notícia de onze anos atrás, já denunciava os problemas ocorridos com a pistola. Na matéria, a UGEIRM denunciava falhas na pistola .40 da Taurus que, inclusive, teriam causado a morte de dois agentes da polícia civil. (clique aqui para ver a matéria)

O Processo Administrativo aberto pelo Exército investiga se o armamento fabricado pela Taurus, atualmente, corresponde com o protótipo aprovado pelos militares. Segundo o documento, há indícios de que isso ocorreu com as pistolas que foram proibidas, com modificação na trava e tirante do gatilho. O documento diz ainda que houve mudanças em relação ao projeto da pistola 840.

Para o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “é importante a atuação do Exército, no sentido de investigar possíveis falhas na fabricação do armamento utilizado pelos policiais. As pistolas são instrumento de trabalho dos policiais e não podem falhar. A diferença entre um armamento que funcione e outro que possa falhar, pode significar a vida de um policial. Vamos aguardar a conclusão da investigação do Exército e achamos positivo que esteja suspensa a fabricação desse armamento”.