Policial Civil é hospitalizada após conflito em carceragem da DPPA de Canoas

dppa_canoas
Policiais fazem a limpeza do lado de fora das celas

O que a UGEIRM já vinha alertando há mais de um ano, acabou acontecendo. Uma rebelião de presos que estão mantidos na carceragem da DPPA de Canoas, incendiou a cela que, naquele momento, tinha 20 presos. Ao tentar apagar o fogo e evitar uma tragédia ainda maior, uma policial acabou passando mal ao inalar muita fumaça. A colega foi levada para o hospital, onde foi atendida e está em observação. De acordo com informações médicas, ela passa bem.

A direção da UGEIRM, representada pelo seu presidente, Isaac Ortiz, e pelo diretor financeiro, Cládio Wohlfahrt, esteve no local para prestar solidariedade aos colegas e se informar sobre o ocorrido. De acordo com o diretor Cládio Wohlfahrt, “os presos atearam fogo em roupas e objetos que estavam nas celas. Existem presos de facções diferentes e rivais. As celas não têm condições de receber presos, são apenas celas de contenção para elaboração do flagrante. No momento são 20 presos empilhados em um espaço mínimo. É o cenário perfeito para uma rebelião, o que coloca em risco a integridade física dos policiais e da população que precisa dos serviços da DPPA”.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, entrou em contato com o Secretário de Segurança, Cezar Schirmer, e com o Chefe de Polícia, Emerson Wendt. O Chefe de Polícia também esteve na DPPA para se inteirar do ocorrido. Para Ortiz “nós estamos chegando ao fundo do poço nessa questão. O governo Sartori/PMDB deixou isso ir longe demais. Nós precisamos fazer alguma coisa. Hoje, uma colega foi parar no hospital. Por sorte, ela passa bem. Não podemos esperar que algo mais grave aconteça. A UGEIRM vem denunciando isso há muito tempo. Se algo mais grave acontecer com algum policial, os responsáveis serão o governador Sartori/PMDB e o Secretário de Segurança, Cezar Schirmer. E a nossa categoria não vai aceitar isso”.

Veja, abaixo, o vídeo do presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, na DPPA de Canoas: