Paralisação das DDPAs do estado nesta sexta-feira (17)

policialbaleadoA política assassina do governo Sartori acaba de fazer mais uma vítima. Não vamos nos calar. Às 14h desta sexta-feira (17), as DDPAs de todo o estado do Rio Grande do Sul vão parar suas atividades, durante 1 hora, como protesto pela morte do colega Valdecir Machado, policial civil da DDPA Alvorada. Depois, às 15h, os agentes vão fazer um sirenaço em frente aos locais de trabalho, no mesmo horário em que acontece o enterro de Valdecir.

Em Porto Alegre, a UGEIRM convoca todos para concentração em frente à área judiciária do Palácio da Polícia, durante a paralisação, e posterior deslocamento até o local do sepultamento. É importante avisar a imprensa de todas as regiões sobre o motivo da paralisação.

Há muito denunciamos a política de contenção de despesas do governo Sartori e de suas possíveis consequências. Temos 650 concursados aprovados e prontos para serem formados, mas o governo não vê a necessidade e comemora o corte de investimentos na segurança. As delegacias estão ficando vazias e os policiais, para atender a população, acabam se sujeitando a ações sem a estrutura necessária. Não podemos mais aceitar isso.

O trabalhador já estava em idade de se aposentar, e apenas aguardava sua Promoção, que não foi autorizada pelo governador. Por falta de efetivo na DDPA, Waldecir seguia exercendo o trabalho sozinho. Consideramos que o governador exerce uma Política Assassina nesse estado, precarizando os locais de trabalho e deixando os trabalhadores vulneráveis.