Presos tentam fuga de cela da delegacia de Charqueadas

charqueadas_saojeronimoNesta quarta-feira (26), os policiais civis de Charqueadas descobriram uma tentativa de fuga da cela da delegacia da cidade. Após um início de tumulto por parte dos presos que estavam na cela da delegacia, os policiais civis descobriram que os três detentos que ocupavam a carceragem, estavam cavando um buraco e, através dele, tentariam uma fuga da delegacia. Os agentes, após descobrirem o buraco, autuaram os presos por dano ao patrimônio e tentativa de fuga.

A situação dos policiais que trabalham na região (Charqueadas, São jerônimo e Butiá) é extremamente preocupante. Em Charqueadas, atualmente, a delegacia conta com apenas um plantonista. A situação se complicou ainda mais a partir do final do ano passado, quando outros agentes foram deslocados para a operação verão ou entraram de férias, agravando a situação que já era precária, devido à aposentadoria de outros colegas. Essa realidade, combinada com a superlotação do presídio de Charqueadas que leva os presos a permanecerem nas delegacias por vários dias, tem levado os colegas a cumprirem a função de carcereiro, além de terem que fazer, constantemente, o transporte de presos.

Pela proximidade com o presídio de Charqueadas, um dos maiores do estado, as delegacias da região são particularmente vulneráveis. A possibilidade de uma tentativa de resgate por parte de presos ou, até mesmo, um acerto de contas entre facções rivais é uma realidade. Os Agentes da região reclamam da situação de tensão a que ficam submetidos e ao risco que as pessoas que procuram as delegacias são colocadas. Não é possível que o governo esteja esperando que uma tragédia aconteça para tomar alguma providência. A situação na região é extremamente preocupante e delicada. Com a palavra o governador Sartori/PMDB e seu suposto Secretário de Segurança.