Projetos que retiram direitos devem chegar na Assembleia nesta quarta

Sartori_cabide
Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / Divulgação / CP

O site do Correio do Povo noticiou na tarde desta terça-feira, dia 2 de junho, que projetos do Governo do Estado chegam na Assembleia nesta quarta.

Segundo informa o site do jornal, o governo do Estado acerta na tarde desta terça-feira os últimos detalhes da primeira leva de projetos (de um total de 40) que tratam das mudanças estruturais e para alterar o quadro de déficit nas finanças. A ideia é que esta primeira parte de propostas seja enviada à Assembleia Legislativa na quarta-feira à tarde. Entre as primeiras propostas que chegam à Assembleia devem ser incluídas as que tratam de mudanças na incorporação de funções gratificadas, gratificações por permanência, licenças-prêmios e projetos relacionados à área da segurança.

Ainda explica a matéria que a data não foi escolhida de forma alheatória. “O núcleo decisório do governo, que tinha as propostas praticamente concluídas ainda antes da viagem do governador José Ivo Sartori (PMDB) à Europa, acabou optando por esta quarta-feira por entender que, em função do feriado, a tendência é de que o assunto receba menos repercussão do que se tivesse chegado ao Legislativo antes da viagem. Da mesma forma, se os projetos fossem enviados nessa segunda, acabariam por se tornar o centro da pauta política durante a semana inteira, dentro e fora do Parlamento.”

A UGEIRM Sindicato deixa claro ao governo que se pensa que vai retirar direitos históricos dos servidores sem enfrentar forte mobilização está bastante enganado. “Não aceitaremos nenhuma alteração em direitos já adquiridos! No dia 8 de junho, tem uma Assembleia Geral dos policiais civis, em Porto Alegre. O objetivo é debater a reedição de atos públicos de grande porte, como os realizados em 1997 e 2004, em conjunto com as demais categorias da Segurança Pública”, destaca o presidente Isaac Ortiz.