Ugeirm Sindicato alerta para presos em delegacias após a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul

Entidade de classe adverte que problema permanece e diz que policiais civis estão em sério risco.

15/09/2020 | 9:55 | Por Correio do Povo

A Ugeirm Sindicato, que representa os policiais civis, alertou na manhã desta terça-feira que as delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos e Litoral Norte permanecem lotadas de presos mesmo com a inauguração no dia 28 de agosto passado da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS). A entidade de classe contabilizou 63 detidos recolhidos na segunda-feira nas celas da Polícia Civil nas quatro regiões.

“A página dos presos em delegacias continua aberta, colocando os (as) policiais em sério risco de contágio pelo coronavírus, além da dupla jornada executada por esses profissionais e do risco permanente de fuga e rebeliões, em celas sem a mínima condição de abrigar presos”, advertiu em nota oficial. “O Governo do Estado continua desrespeitando as decisões judiciais, que determinam a retirada imediata de todos os presos das carceragens das delegacias. Enquanto isso, os (as) policiais civis continuam pagando a conta”, acrescentou no documento.

Com 600 vagas no regime fechado, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul está sendo utilizado inicialmente como uma central de triagem. O novo estabelecimento prisional serve inclusive com uma espécie de quarentena preventiva à Covid-19 para os presos oriundos de Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos e Litoral Norte. Por um período de 14 dias, os indivíduos permanecerão no estabelecimento penal antes de serem enviados aos presídios designados. Em caso positivo, após os devidos exames de diagnóstico do novo coronavírus, eles ficarão isolados dos demais.

A PESS foi inaugurada também com o objetivo de resolver o problema da permanência de presos em delegacias. A nova casa prisional, cujas obras começaram em janeiro do ano passado, fica localizada na rua Leão, 300, antiga estrada municipal do Parque Zoológico, no bairro São João Batista, em Sapucaia do Sul.