UGEIRM recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Na última terça-feira (15), a UGEIRM recebeu a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A solenidade contou com uma grande participação da categoria, que lotou o Salão Júlio de Castilhos. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), é concedida a pessoas ou entidades que desempenham papel relevante à sociedade. O evento contou com a participação de vários parlamentares e dirigentes de entidades sindicais do estado.

Em seu pronunciamento, o deputado Jeferson Fernandes destacou os motivos que o levaram a propor a Medalha à UGEIRM. Segundo o parlamentar, essa homenagem é uma forma de homenagear toda a Polícia Civil e lembrar que são os agentes que fazem a instituição funcionar. “Nós sabemos que, no nosso dia-a-dia, quem faz a Polícia Civil acontecer, sob coordenação dos Delegados, são as mulheres e os homens que atuam nas mais variadas funções da polícia investigativa”, salientou o parlamentar. Prosseguindo na sua saudação, Jeferson Fernandes ressaltou o trabalho da UGEIRM na defesa dos interesses dos policiais e na defesa da segurança pública para o conjunto da população gaúcha. “Estou no 2° mandato e testemunhei desde o 1° contato desta entidade, tanto da direção como da base do sindicato, sua pauta muito cristalina e nítida. Um exemplo disso foi a sua luta pela aposentadoria, pelo subsídio e por uma política de promoções durante o governo Tarso Genro. Onde combinou uma enorme habilidade na negociação com o governo e uma grande capacidade de mobilização da sua base”. Completando, o parlamentar afirmou que “a UGEIRM não é uma entidade de gabinete. Apesar de ter uma base que não é das maiores no serviço público, a UGEIRM foi a entidade que mais colocou gente nas ruas durante o governo Sartori, numa luta firme contra o desmonte da segurança pública”.

O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, recebeu a Medalha em nome dos(as) Policiais Civis. Em seu pronunciamento, Ortiz lembrou as dificuldades por que passa a categoria, mas ressaltou, principalmente, a capacidade de luta dos(as) Agentes da Polícia Civil e as conquistas conseguidas pelo sindicato. “Essa medalha é um reconhecimento não só da UGEIRM, mas de toda a categoria dos(as) Agentes da Polícia Civil. Nesse momento em que os governos tentam, de todas as formas, promover o descrédito da atuação sindical, ter o reconhecimento do parlamento gaúcho a nossa entidade, fortalece a luta da categoria e a defesa da segurança pública”, ressaltou Ortiz. O presidente do sindicato encerrou destacando a importância da luta dos Policiais Civis por melhores condições para a segurança pública, “quando lutamos por melhores condições de trabalho, estamos querendo que a população gaúcha tenha uma segurança de qualidade. Nossa luta não é apenas para nós, é para aqueles que mais precisam, para a parte da população que sofre diariamente com a falta de segurança e com a violência”.

Ao final da solenidade, todos os(as) Policiais Civis se reuniram para uma grande foto, junto com os parlamentares presentes. O sentimento geral, foi de reconhecimento ao trabalho da UGEIRM e ao trabalho cotidiano dos(as) policiais civis que, muitas vezes, trabalham sem salários e nas piores condições, mas não desistem da sua missão de garantir a segurança da população gaúcha.

Fotos: Luiza Castro