Vereador Ricardo Blattes, de Santa Maria, apresenta projeto de prioridade de vacinação a servidores da Segurança

O Vereador Ricardo Blattes (PT) apresentou, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, um Projeto de Lei defendendo prioridade de vacinação contra a Covid19, aos profissionais da Segurança Pública de Santa Maria. A proposta contempla os servidores da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal; SUSEPE; Corpo de Bombeiros; Agentes de Fiscalização Municipal e Polícia Federal.

Na justificativa, o vereador ressalta a necessidade de prioridade para os profissionais da segurança Pública, pois estes profissionais estão em constante contato com a população. Além disso, uma nota do Ministério da Saúde informa que os estados e os municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila, de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas.

O vereador defendeu o projeto de lei no Plenário, argumentando que “se existe uma linha de prioridade, que seja para os profissionais de saúde e também para os profissionais de segurança que garantem o cumprimento da lei. Esses profissionais não tem a opção de ficar em casa. Eles estão na linha de frente desde o início. E são assustadores os números de infectados da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Isso é grave! Não estamos num momento que é opção garantir o cumprimento das regras. Cabe as forças de segurança garantir o cumprimento da lei. E pra isso, é preciso garante a sua higidez física. O que queremos que sendo feito com os profissionais da segurança pública”.

A direção da UGEIRM já encaminhou, ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, um pedido no mesmo sentido. O sindicato saúda a iniciativa do Vereador Blattes e orienta a categoria a pressionar para que outros vereadores apresentem projetos semelhantes em todas as cidades do estado.