DPPA de Rio Grande ganha sala para atendimento de mulheres vítimas de violência

A 7ª Delegacia Regional de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Rio Grande vai ganhar uma sala específica para o atendimento a mulheres vítimas de violência. A inauguração da Sala das Margaridas acontecerá em um evento virtual, junto com outras unidades do Estado, no dia 8 de Março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a delegada Lígia Furlanetto, o projeto é fruto de uma parceria com o Poder Público e a iniciativa privada, através de duas empresas que se engajaram no projeto. A entrada da DPPA ganhou mais luz natural, resultando em um espaço mais aconchegante para o público. É importante ressaltar que essas pessoas estão ali por uma situação complicada, sendo importante que sejam bem recebidos. O propósito, como diz a delegada, é propiciar “o acolher de quem acolhe!”

Os advogados que atuam diretamente com presos e muitas vezes precisam conversar com familiares de forma mais reservada e, até fazer petições, também ganharam um espaço reservado.

Sala das Margaridas faz parte de política para enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

A delegada Lígia ressalta que o processo de atendimento na Sala das Margaridas será realizado por profissionais treinados e qualificados para lidar com casos de violência contra a mulher. A cidade de Rio Grande registra um grande número de ocorrências relativas à violência contra a mulher. Somente em janeiro desse ano, foram registradas 55 ocorrências de ameaças, outras 48 de lesões corporais, além de um estupro e duas tentativas de feminicídio.

A estratégia das Salas das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. É um espaço reservado e privativo, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha.