Wantuir Jacini será o novo secretário da Segurança Pública

Wantuir_Jacini_site

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul Wantuir Francisco Brasil Jacini vai figurar no primeiro escalão do governo do Rio Grande do Sul. Na tarde desta segunda-feira, 15 de dezembro, o governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) anunciou o nome dele para a pasta de Segurança Pública, durante entrevista coletiva, em Porto Alegre.

Jacini é gaúcho. Ele nasceu na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Ingressou na carreira policial em 1976, como Agente de Polícia Federal. Em 1980 passou em concurso e tornou-se delegado da Polícia Federal. Durante mais de trinta anos dedicados à carreira policial, Wantuir Jacini ocupou diversos cargos no âmbito do Departamento de Polícia Federal nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

De acordo com a assessoria da futura gestão do Piratini, a escolha foi feita pelo governador Sartori com critérios técnicos depois de uma conversa com o secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

O policial entrou na corporação em 1976. Passou a ser delegado quatro anos depois. Ele é integrante do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Foi presidente Consesp por três mandatos e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp/MJ).

Uma das principais conquistas dele como secretário da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul, de acordo com a assessoria do novo governo, foi a criação do Banco de Dados Único. O modelo permite uma avaliação mensal das instituições e dos dirigentes, estabelecendo metas de diminuição dos crimes com foco nos delitos de maior potencial ofensivo.

A Ugeirm Sindicato deseja uma boa gestão ao novo secretário e espera a manutenção do diálogo e abertura para a negociação das pautas da categoria.

Fontes: