Governo anuncia autorização de concurso para 1.200 policiais civis

O governador Sartori/PMDB fez, na manhã desta terça-feira (04), o anúncio de autorização para realização de concurso para a área da segurança pública. Para a polícia civil, foi anunciada a autorização de concurso para 1.200 Agentes e 100 Delegados de Polícia. Além do concurso para a Polícia Civil, foi anunciada também a realização de concurso para 4.100 brigadianos e mais 400 bombeiros. No anúncio, infelizmente, não foram dados detalhes sobre a realização do concurso, como datas para publicação de edital, cronograma, etc.

O anúncio é uma boa notícia para a segurança pública gaúcha, com certeza. A falta de efetivo é um dos principais problemas da polícia gaúcha. As várias delegacias do interior, com apenas um policial, é um risco concreto para a vida dos Agentes. Situações como a de Gravataí, onde a proporção de policiais chega a ser de 1 para cada 1000 habitantes, têm que ser enfrentadas com a contratação de novos policiais.

O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, alerta que “não podemos nos enganar. Se a realização desse concurso seguir o ritmo do governo Sartori/PMDB, não teremos a contratação de novos policiais ainda nesse governo. Para se ter uma ideia, o concurso para os 700 servidores da SUSEPE foi anunciado em junho de 2016, até agora o processo não foi finalizado, a previsão de data para esses profissionais estarem atuando é só para o início de 2018. Na polícia civil, as promoções são anunciadas extra-oficialmente quase toda semana e, daqui a pouco, estaremos completando um atraso de um ano. Esperamos, sinceramente, estarmos errados, mas não podemos deixar de alertar para a realidade de um governo que marcou o seu mandato por medidas midiáticas e anúncios espalhafatosos que não foram cumpridos. Então, o que podemos dizer é: vamos ficar atentos e cobrar do governo a realização, o mais rápido possível, desse concurso e a convocação imediata dos aprovados. Diferente do que foi feito com os 750 aprovados no concurso de 2013, que só acabarão de ser empossados no fim de 2017”.