Governo confirma parcelamento de salários. Policiais param segunda-feira.

image description

Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta sexta-feira (31), o Secretário da Fazenda, Giovani Feltes, anunciou de forma oficial o parcelamento dos salários dos servidores públicos do estado e o calendários de pagamentos. Nesta sexta-feira está sendo pago os salários até o limite de R$ 2.150,00, até o dia 13 de agosto será pago mais R$ 1.000,00 e o restante será pago até o dia 25 de agosto. O secretário também informou que apenas 15,1% dos trabalhadores da segurança pública receberam a íntegra dos seus salários. Na entrevista, entre justificativas e lamentações, o Secretário anunciou que será encaminhado à Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira (7), a terceira parte do pacote de ajuste fiscal do Governo. Segundo o Secretário, nesta fase estarão os projetos de revisão de planos de carreira e previdência dos servidores. Ou seja, mais ataques aos trabalhadores. Novamente o Governo vai jogar a conta da crise do Estado nas costas dos servidores.

É de se estranhar a ausência do Governador no anúncio de medida tão importante. Ou Sartori não teve coragem para enfrentar medida tão impopular, ou ele acha que não pagar os servidores seja algo corriqueiro. Talvez isso explique o fato de que somente os trabalhadores do Executivo tiveram seus salários parcelados. O Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e as Autarquias do Estado, não tiveram os salários parcelados. É a velha prática de atacar os que ganham menos.

Os servidores já indicaram que existe outro caminho para enfrentar a crise. Atacar as isenções fiscais, que só beneficiam as grandes empresas, combater de forma séria a sonegação de impostos e renegociar a dívida do Estado com o Governo Federal, são algumas medidas já apontadas na Carta de Porto Alegre. Reafirmamos que existe saída para crise e que se houver necessidade de reequilíbrio das contas, que o reajuste não recaia sobre os servidores e a população.

Servidores vão dar a resposta nas ruas

Na manhã desta sexta-feira, os servidores já começaram a dar sua resposta ao Governo. Os trabalhadores protestaram no centro da Capital. Eles se concentraram em frente ao Centro Administrativo e fizeram caminhada pela Avenida Borges de Medeiros e Avenida Praia de Belas, fechando o trânsito nas vias.

Na próxima segunda-feira, todo o serviço público paralisará suas atividades. A UGEIRM está convocando todos os policiais a cruzarem os braços em protesto contra o parcelamento dos nossos salários. De acordo com o Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “a entrevista do Secretário de Fazenda mostrou que vem mais ataques aos direitos dos trabalhadores por aí. Temos que ficar atentos ao envio da terceira parte do ajuste fiscal à Assembleia Legislativa. Tudo indica que o Governo vai querer mexer nos nossos reajustes e preparar a privatização da previdência dos servidores. É fundamental fazermos, no dia 18, a maior manifestação da Segurança Pública que nosso Estado já viu. Vamos nos juntar ao conjunto dos servidores em uma grande assembleia conjunta, onde discutiremos a possibilidade de uma greve geral dos servidores públicos do Estado. É nosso futuro que está em jogo”.

Orientações aos policiais para dia de paralisação

No dia 3 de agosto, os policiais civis estarão paralisados das 8h às 18h. A UGEIRM orienta que não deve haver circulação de viaturas. Todas devem ser mantidas paradas no órgão a que pertencem.

Também não haverá cumprimento de MBAs, mandados de prisão, operações policiais, serviço cartorário, entrega de intimações, oitivas, remessa de IPs ao poder Judiciário e demais procedimentos de polícia judiciária.

Plantões: as DPPAs e plantões somente atenderão os flagrantes e casos de maior gravidade tais como: homicídio, estupro, ocorrências envolvendo crianças e adolescentes e lei Maria da Penha, além daquelas ocorrências em que os plantonistas julgarem imprescindível a intervenção imediata da polícia civil. Em TODOS os casos deve-se exigir a presença, em tempo integral, da autoridade policial.

Os agentes devem concentrar em frente às DPPAs ou delegacias de polícia, prestando o apoio necessário aos colegas que estiverem de plantão no dia da paralisação e esclarecendo a população sobre os motivos do movimento paredista.

Em Porto Alegre, a Direção do Sindicato vai concentrar na 2 DPPA (ÁREA JUDICIÁRIA), no Palácio da Polícia. Os servidores policiais lotados nos órgãos que funcionam no Palácio da Polícia e os colegas aposentados estão convocados a permanecerem na área judiciária durante o período que transcorrer a paralisação. Em caso de dúvidas os agentes devem entrar em contato com a UGEIRM.