Longa ‘Pela Janela’ inicia o ano do CineBancários

Da Redação

O CineBancários, única sala em Porto Alegre dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro e latino, reabre sua programação em 2018, a partir de 01 de fevereiro, com uma grande estreia, o longa Pela janela, de Caroline Leone. Magali Biff e Cacá Amaral são os protagonistas do longa que neste ano ganhou o prêmio FIPRESCI no Festival de Rotterdam, o Prêmio Especial do Júri no Washington, DC International Film Festival e o Prêmo de Melhor Filme no X III Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador.

Pela Janela, primeiro longa da cineasta, conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, iniciando uma jornada de libertação e transformação interior.

O filme participou de 18 festivais nacionais e internacionais em 2017 e foi premiado com o FIPRESCI, prêmio da crítica internacional de cinema, no Festival de Rotterdam, realizado no início do ano, onde foi exibido na seção Bright Future, que apresenta títulos de diretores estreantes. No Washington, DC International Film Festival, que aconteceu em maio, PELA JANELA recebeu o prêmio especial do Júri. Em novembro, o longa ganhou o prêmio de melhor filme no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece em Salvador.

Produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, em coprodução com a argentina Rizoma Films, Pela Janela é um filme de estrada, rodado entre São Paulo e Buenos Aires.

Atenção: Os valores dos ingressos no CineBancários serão reajustados partir de 01 de fevereiro, passando a R$ 12,00 . Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagarão R$6,00. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingresso.com . Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.