UGEIRM, COBRAPOL e FEIPOL-SUL, entregam pauta da Polícia Civil ao Pré-candidato à Presidência Ciro Gomes
Prosseguindo na mobilização, definida no último Congresso da COBRAPOL, a UGEIRM, acompanhada da FEIPOL-SUL e COBRAPOL, reuniu-se com o pré-candidato a Presidente da República, Ciro Gomes (PDT). O pré-candidato estava acompanhado, entre outros, do pré-candidato a Governador pelo PDT, Vieira da Cunha, da deputada estadual e pré-candidata a deputada federal, Juliana Brizola, do pré-candidato a deputado-estadual, Nando Gross, do pré-candidato a deputado federal, o Agente da PRF João Martins, além do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do ex-Vereador de Porto Alegre, Delegado Cleiton.
O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, iniciou a reunião agradecendo a disponibilidade do pré-candidato para atender as entidades e ressaltando a importância desse debate entre os candidatos e as entidades representativas da Segurança Pública. Em seguida, Ortiz destacou a questão da Previdência dos (as) Policiais Civis, que sofreu um ataque brutal com o projeto de reforma aprovado no Congresso Nacional em 2018. O Presidente da UGEIRM salientou as mudanças nas pensões das viúvas dos policiais, que, com a aprovação da reforma da Previdência, foi reduzida, em alguns casos, a menos da metade dos valores anteriores.

Em seguida, o Vice-presidente da UGEIRM e Presidente da FEIPOL-SUL, Fabio Castro, frisou a necessidade da discussão de um novo projeto de Segurança Pública, que ouça os profissionais da área e, principalmente, dialogue com a população brasileira, que são os mais interessados na implantação de uma política eficiente que combata a violência na sociedade brasileira. O Diretor financeiro da UGEIRM e dirigente da COBRAPOL, Cladio Wohlfahrt, fez um relato sobre a organização das entidades policiais no nível nacional, destacando a necessidade do debate sobre a reestruturação das polícias do nosso país estar na pauta de todos os candidatos nas próximas eleições. Cladio também pediu o empenho doo pré-candidato para a aprovação da Lei Orgânica Nacional das Polícia Civis, que tramita no Congresso Nacional, e para a implantação da Carreira Única na Polícia Civil.
Por último, a 2ª Vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla, ressaltou a importância da reversão do fim da aposentadoria da Mulher Policial, destacando que, hoje, as policiais civis são as únicas trabalhadoras que não têm reconhecida a diferenciação entre homens e mulheres para fins de aposentadoria. Neiva também chamou a atenção do pré-candidato, sobre a necessidade de que a discussão sobre a segurança pública incorpore o debate sobre a presença das mulheres nas forças de segurança e o preconceito que, ainda, são vítimas no seu trabalho cotidiano.
Ciro Gomes ouviu atentamente as colocações dos representantes das entidades e fez um relato sobre suas ideias para a Segurança Pública. Logo de início, o pré-candidato reafirmou seu apoio incondicional à revisão dos ataques que a reforma da Previdência fez à aposentadoria e pensões dos (as) Policiais Civis. Lembrando que a aposentadoria policial, foi um dos motivos que fizeram o seu partido, o PDT, a fechar questão contra a aprovação da reforma na Câmara dos Deputados, inclusive, punindo os parlamentares que contrariaram esse posicionamento.
Prosseguindo na sua exposição, Ciro afirmou que é necessária uma mudança profunda nas políticas de segurança pública no nosso país, ressaltando que essa é uma das principais preocupações da população brasileira. Ciro Gomes fez questão de afirmar que essa mudança deverá passar, necessariamente, por ouvir as demandas e propostas dos profissionais que estão na ponta do combate à violência, pois são eles que vivenciam o cotidiano de violência que atinge a sociedade brasileira. Finalizando, o pré-candidato frisou que não é possível aceitarmos a realidade que vivemos hoje, onde mais de 60.000 pessoas morrem, todos os anos, vítimas de homicídio. Para enfrentar essa realidade, Ciro Gomes prometeu reconhecer o trabalho dos policiais, premiando os bons policiais e valorizando a categoria, pois só assim será possível uma mudança profunda na segurança pública do nosso país.
No final da reunião, os representantes da UGEIRM, da FEIPOL-SUL e da COBRAPOL, entregaram ao pré-candidato, um documento com a pauta da categoria. O pré-candidato recebeu o documento e se comprometeu a encaminhá-lo à sua equipe de governo, com a promessa de chamar as entidades para futuros debates durante a sua campanha e em um futuro governo, caso vença as eleições de outubro. Ciro Gomes, também se colocou à disposição para, a qualquer momento, receber outras propostas sobre segurança pública, que as entidades julguem conveniente encaminhar a sua candidatura.