UGEIRM reúne com entidades da Polícia Civil para discutir PLC036/2018

A UGEIRM participou, na manhã desta quinta-feira (05), de uma reunião com a ASDEP, ACP e Sinpol para discutir os encaminhamento em relação ao PLC036/2018. Esse Projeto de Lei altera a legislação referente às Promoções Extraordinárias na Polícia Civil. A atuação das entidades já tinha evitado, na terça-feira (03), que o PLC fosse a votação na Assembleia Legislativa sem discussão anterior com as categorias. Através da pressão sobre os parlamentares, foi conseguido um acordo para retirada do Regime de Urgência do Projeto.

A reunião desta quinta-feira contou com a participação de um representante da Chefia de Polícia. O delegado Marcelo Hartz apresentou as justificativas para a apresentação do projeto, argumentando que o objetivo era sanar algumas ilegalidades apontadas pela Procuradoria Geral do Estado. Porém, não conseguiu explicar porque o projeto foi apresentado em Regime de Urgência, sem nenhuma discussão com os Agentes e Delegados.

As entidades apresentaram sua inconformidade com a forma como vêm sendo encaminhados assuntos e projetos de grande interesse dos (as) Policiais Civis. O pedido de Urgência e a falta de discussão prévia do PLC036, foi recebida como um desrespeito com as categorias. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, relata que as entidades apresentaram ao representante da Chefia de Polícia, a posição de não aceitar nenhum projeto que atinja as categorias, sem que ocorra, antes, uma ampla discussão com os Agentes e Delegados.

Ao final do encontro, as entidades acordaram a realização de uma nova reunião, na próxima semana, onde o tema será debatido de forma mais detalhada, com a finalidade de elaborar propostas concretas em relação ao PLC036/2018.