Governador anuncia pagamento em dia do 13º salário dos servidores

Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta sexta-feira (01), o Governador Eduardo Leite anunciou o pagamento em dia do 13º salário do funcionalismo estadual, sem a necessidade de empréstimo no Banrisul. O pagamento da primeira parcela acontecerá no dia 29 de novembro e a segunda parcela, no dia 20 de dezembro.

O anúncio do Governador é uma boa notícia, frente aos vários anos de atraso de salários e necessidade de empréstimos para o 13º. A categoria já sofreu durante vários anos, quando entrávamos em dezembro sem uma previsão de pagamento dos salários e do 13º. Além disso, a “solução” encontrada pelos governos anteriores, o empréstimo do Banrisul, deixava muitos servidores de fora, ao criar vários problemas para quem tinha dívidas com o banco ou ações contra o Banrisul. Essa situação já havia ensejado várias ações judiciais da UGEIRM, tentando garantir o direito dos policiais civis. É importante, também, ressaltar o empenho do vice-governador Ranolfo Vieira para que o 13º seja pago em dia.

Após a garantia do pagamento do 13º e dos salários em dia, também para o próximo ano, agora é a hora da categoria se dedicar a outras pautas de suma importância, como a reposição salarial e as promoções no final do ano.