GT avança na discussão de nova regulamentação das Promoções da Polícia Civil
O Grupo de Trabalho (GT) de Promoções da Casa Civil realizou, nesta quarta-feira (02), sua segunda reunião para discutir a elaboração de uma nova regulamentação das promoções na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A UGEIRM participou do encontro através do seu representante no GT, o segundo vice-presidente Cladio Wohlfahrt. Também participaram da reunião representantes das demais entidades de classe da Polícia Civil, da Chefia de Polícia, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Casa Civil.
Chefia de Polícia apresenta detalhes da proposta de novo decreto
Durante a reunião, a Chefia de Polícia apresentou detalhes técnicos da proposta do novo decreto de promoções, com atenção especial aos anexos que estabelecem os critérios de avaliação dos Policiais Civis, entre eles a avaliação intelectual e a funcional.
Após a apresentação, ficou definido que as entidades de classe analisarão o texto e encaminharão sugestões para o aprimoramento da proposta. A UGEIRM fará uma avaliação detalhada dos critérios apresentados, tendo como princípio a defesa de um sistema de promoções que valorize efetivamente o trabalho desenvolvido pelos Policiais Civis e estabeleça parâmetros claros para a ascensão na carreira.
UGEIRM é contrária à alteração do interstício
Outro tema tratado foi a possibilidade de alteração do interstício, período mínimo necessário para que o Policial Civil possa avançar na carreira. A UGEIRM reafirmou sua posição contrária a qualquer alteração no interstício, defendendo a manutenção das regras atuais. O assunto não foi concluído nesta reunião e deverá voltar a ser discutido nos próximos encontros do Grupo de Trabalho.
A próxima reunião está marcada para quarta-feira (09). A previsão é de que os trabalhos do GT sejam concluídos até novembro deste ano, com a construção da proposta de uma nova regulamentação para as promoções na Polícia Civil gaúcha.
Para a UGEIRM, a elaboração do novo decreto é uma oportunidade de estabelecer definitivamente um modelo de promoções baseado em critérios técnicos e transparentes, valorizando o trabalho desenvolvido na atividade policial e acabando com a discricionariedade na elaboração das listas de promoção.
