Policiais Civis fazem dia de protesto pela derrubada da PEC32

Eram oito horas da manhã, quando um grupo de Policiais Civis começou a chegar na frente do Palácio da Polícia. Liderados pela UGEIRM, os manifestantes começaram a montar a barraca para uma manhã de protestos contra a PEC32. Apesar da chuva que insistia em cair, mais policiais foram se incorporando à manifestação. Além dos Policiais Civis, o protesto contou com a participação de representantes dos Policiais Penais e dos servidores do IGP (Instituto geral de Perícias), através das suas entidades AMAPERGS e Sindiperícias, que também serão duramente atingidos caso a PEC32 seja aprovada no Congresso Nacional. O SINPOL-RS também esteve presente na manifestação.

Com o correr da manhã, a chuva deu um descanso e o número de Policiais Civis e Policiais Penais na frente do Palácio da Polícia aumentou consideravelmente. Colegas do interior do estado, como um grupo de aposentadas de Lajeado, também se juntaram à manifestação. Outro grupo que marcou presença para protestar contra a reforma administrativa, foram os integrantes do movimento dos aprovados no concurso da Polícia Civil. Esses colegas fizeram questão de marcar seu posicionamento contrário à PEC 32, por entender que ela representa um grave risco ao serviço público e representar um grave ataque aos direitos dos futuros policiais.

Policiais do Interior realizam protestos na frente das Delegacias de Polícia

No interior do estado, também foram realizados vários protestos contra a PEC32. Por todo o estado, os Policiais Civis foram para a frente das Delegacias, com faixas e cartazes, para dialogar com a população, demonstrando as consequências nefastas da reforma administrativa. Os manifestantes procuraram demonstrar que os principais atingidos pela reforma, serão aqueles que precisam cotidianamente dos serviços públicos, como segurança, educação e saúde. No diálogo com a população, os Policiais salientaram que, se hoje em dia, a realidade da segurança pública nas cidades do interior já é extremamente precária, devido ao grande déficit de pessoal, com a aprovação da PEC32 esta realidade se tornará ainda pior. O mesmo acontecendo com a educação e a saúde pública.

A mobilização desse dia 18 de agosto, faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra a PEC32, organizado pela Cobrapol em conjunto com outras entidades nacionais de servidores públicos. Por todo o país, os Policiais Civis realizaram atos de protesto, com destaque para as mobilizações ocorridas nos outros estados da região sul. No Paraná e em Santa Catarina, os Policiais Civis também foram às ruas exigir a derrubada da PEC32.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, reafirmou o compromisso da UGEIRM com a mobilização contra a PEC32. “As manifestações desse dia 18 de agosto, é mais um passo na construção de um grande movimento nacional para derrotar a PEC32. Em todo o país, os servidores foram as ruas e pararam suas atividades para defender o serviço público. Essa não é uma luta apenas pela defesa do trabalho de milhões de servidores, é uma luta pelo direito da população aos serviços que são essenciais para a sua sobrevivência, como a segurança, a educação e a saúde. Se a pandemia de Covid-19 tivesse acontecido após a aprovação da PEC32, com certeza não teríamos os serviços do SUS, que salvaram tantas vidas nesse mais de um ano de pandemia. Por isso, vamos continuar nas ruas, até que os parlamentares derrubem a PEC32”.