“Quero transformar a polícia gaúcha um modelo para o país”, afirmou Tarso Genro

Os policiais civis lotaram o auditório da Ugeirm Sindicato para receber o candidato Tarso Genro, da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PR, PROS), na série Encontros com os Candidatos ao Governo do Estado, na noite desta quarta-feira, dia 10 de setembro. Participaram representantes de todas as regiões do estado.

Antes da direção apresentar o programa, foi aberta a palavra para os colegas da categoria. Foram citados os vários avanços conquistados neste governo e a necessidade de se continuar investindo na qualificação e valorização dos servidores da Segurança Pública. Como pautas importantes foram destacadas o aproveitamento dos concursados com a abertura ainda este ano da segunda turma da Acadepol e a Verticalidade. “Queremos que o V da vitória se transforme no V de Verticalidade”, afirmou sob aplausos o diretor financeiro da Ugeirm, Cládio Abel Wohlfahrt.

O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, afirmou que a polícia civil sabe que só com pressão se conquista e nunca desistiu da luta. “Mas as conquistas que os policias tiveram neste governo não se teve nos últimos 40 anos. Nós já fizemos muitas lutas, desde lavar a calçada do Palácio Piratini, no governo Yeda, até ocupar o Palácio. Mas neste governo tivemos as portas abertas para negociar”, afirmou.

O governador se sensibilizou diante dos depoimentos. “Esse reconhecimento me motiva e emociona muito. A minha ambição é que, ao termino do nosso segundo governo, a polícia gaúcha seja modelo para o País”, completou. Ele afirmou que o mais importante é ter confiança e ver a disposição dos policiais para melhorar cada vez mais as forças de segurança do Estado. “O Rio Grande do Sul não precisa de candidatos pré-fabricados pela mídia, nosso Estado tem tradição política”, concluiu o governador.

O Programa de Propostas para a Polícia Civil foi construído a partir da experiência acumulada no dia a dia das delegacias pelos agentes de polícia, pois a Ugeirm acredita que além de operadores, os policiais também são pensadores e elaboradores de políticas de segurança pública. Nesse sentido, foram compiladas ideias e sugestões dos policiais gaúchos com a intenção de ampliar o debate eleitoral e deixar mais uma contribuição à cidadania com consequente qualificação do serviço público.

As propostas são divididas em atenção ao cidadão e atenção ao policial. Na primeira parte, são destacadas questões como o atendimento individualizado em todas as ocorrências, estabelecimento técnico para abertura de novas delegacias, estruturação das delegacias e demais órgãos, plano de recuperação do efetivo policial, fortalecimento das DDPAs, equipes volantes e fim do sobreaviso, reformulação da Academia de Polícia e realização da Conferência Estadual de Segurança Pública. Já no item atenção ao policial, a Ugeirm apontou pautas históricas da categoria como Verticalidade, salário na proporção certa para todos, implementação do Plano de Carreira, Data base, programa de saúde mental, fim do plantão 24/72h, direito ao exercício ao magistério e reformulação do Conselho Superior de Polícia.